Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

sábado, 15 de abril de 2017

PORQUE NÃO EXISTEM DEFESAS DE ANTITESES?

Carlos P. Novaes
 O mundo inteiro tem defesas de teses nas universidades e quem as defende, tem até o título de Doutor. Tudo bem. Nada contra. Está correto. A nossa pergunta é: porque não existem defesas de antíteses? Por quê? Ora, se eu conheço um argumento bem, é válido, por que eu tenho que aceitar a tese vigente? É o meu caso, em vários assuntos? O mais típico é um certo limite matemático que eu não concordo? É para dizer a verdade? Não, é para discutir a verdade, que nos meios de nossas universidades virou dogma e não se discute. Mas não, os doutores, os donos da verdade, se fecham, te chamam de idiota e você não tem o direito, sequer, de dizer o que pensa? As nossas universidades, em vez de discutir os assuntos, os prós e os contras, ficam repetindo as mesmas coisas, formando doutores nas mesmas idéias. Exemplos: existem números complexos? Por que o limite de Euler, eu não sei o nome do autor dele, é “e”? Eu sei que existem vários trabalhos importantes sobre o tema, mas a minha linha de pensamento é outra. Mas não, as pessoas se fecham e nosso mundo, cheio de coisas erradas, ao meu ver, não mudam nunca. Mas não, você, que só quer discutir o assunto, e não nos botequins, tem que aceitar as teses vigentes só por que elas foram ditas por pessoas muito importantes do passado e viraram “verdades”. Mas existem verdades científicas? Existe a verdade ou será que ela é apenas um ponto de vista? Ao que parece, a verdade existe e nós temos que acatá-la e pronto. Alguém já me disse: mais isto já está estabelecido. Estabelecido? É. É lamentável que a gente tenha que viver, se formar, trabalhar em universidades caducas, tolas, medíocres, que viraram adversidades, que são aversas a quaisquer discussões sobre a verdade acadêmica. Pois eu lanço uma idéia, para tentar mudar os rumos, que são defesas de idéias novas e contrárias nas universidades, inclusive naquela que eu já trabalhei e me aposentei, pois sou carta fora do baralho hoje e pronto. Abram novos caminhos e parem de achar que vocês são os tais? As suas verdades mudam, os seus pontos de vistas mudam, tudo nesta vida é passageiro, tudo é mutável. Parem e escutem as opiniões adversas  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60