Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

quinta-feira, 6 de abril de 2017

PRIMEIROS PASSOS DA INDÚSTRIA EM FEIRA DE SANTANA

José Alexandrino
Souza, feirense,
Santanopolitano,,
comerciante, ex-
presidente  do
centro das Indus-
trias e da Associação
Comercial de Feira
 de Santana

O feirense Manoel da Costa Falcão, político, pecuarista, fundador da Fábrica de Macarrão e Biscoitos Riviera, vereador, Presidente da Câmara de Vereadores de Feira de Santana, empresário de visão larga e abrangente sonhou e presenciou a industrialização de Feira de Santana. Fundador do Centro das Indústrias de Feira de Santana, com a finalidade especial de congregar as indústrias da cidade, dando apoio logístico e estrutural, do qual foi seu primeiro Presidente, sendo eleito por unanimidade. Durante a sua presidência aconteceram diversos fatos, que marcaram com muita significação as indústrias e toda a comunidade de Feira de Santana.
Realizou a 1ª FEIRAN
- Feira de Amostra das Indústrias de Feira de Santana. A exposição foi realizada no Edifício Mandacaru, com permanência de uma semana. Ocasião em que foram mostrados os produtos fabricados em Feira de Santana, assim como projetos em fase de implantação, com a participação de diversos expositores.
Contou com o apoio firme e decidido do então Prefeito de Feira de Santana, Prof. Joselito Falcão de Amorim.
Viabilizou o apoio do Desenbanco (Banco de Desenvolvimento do Estado da Bahia) para a implantação do Centro Industrial do Subaé
- CIS, cujos projetos de financiamentos foram assinados no Clube de Campo Cajueiro, com a participação do Diretor do Banco e do Prof. Joselito Falcão de Amorim. As empresas que participaram do projeto foram inauguradas pelo então Governador do Estado da Bahia, Dr. Luís Viana Filho.
A construção, instalação e inauguração do SENAI
- Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, destinado à formação de mão de obra especializada para servir às unidades industriais de Feira e de todo o Estado. A inauguração foi realizada com a presença do Dr. Jaime Vilas Boas, presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia.
A Estrada do Feijão, cujo projeto inicial era para começar na cidade de Santo Estêvão, mas com interferência do Sr. Manoel da Costa Falcão, amigo do governador do Estado da Bahia, Dr. Luiz Viana Filho modificou o projeto e o marco inicial da estrada foi em Feira de Santana.
Líder dinâmico, representou Feira de Santana na cidade de Itapetinga, onde defendeu a industrialização do interior com o Projeto “Pró-Defesa”, expondo o pensamento das classes produtoras de Feira de Santana: a Associação Comercial de Feira de Santana, Centro das Indústrias e Sindicato Rural. 

Transcrito da revista "História e Estórias dos Séculos XIX e XX (Escritas a cinquenta mãos).

Edição Especial do Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana - 2015 p. 114, 115

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60