Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

segunda-feira, 15 de maio de 2017

UMA VIAGEM NO TEMPO EM FEIRA DE SANTANA III

MÁRIO GOMES MOREIRA nasceu em Feira de Santana, filho do comerciante  Lídio Barros Moreira. Diplomou-se em Direito, na UESC - Ilhéus. Em Feira Trabalhou no escritório dos Drs. Jorge Bastos Leal e Fernando Pinto de Queiroz. Foi Consultor Jurídico da Santa Casa de Misericórdia, Associação Comercial de Feira de Santana, do Clube de Campo Cajueiro, Tênis Clube, aluno e professor do Colégio Santanópolis, professor do Joselito Amorim e Vereador do Município de Feira de Santana.


Professora Edelvira
d'Oliveira - Catuca
Alexandrino

Praça da Bandeira
Extinto Banco da Bahia
Gerson Bulos
Dr. Renato Santos Silva












Na Praça da Bandeira - Adalberto Pereira, Alvaro Moura Carneiro; Hesychio Dantas Carneiro; Lídio e Agnelo Barros; José da Costa, Artur Vieira; Jorge João Bullos, o pai de Bichara, Gerson, Jorge, Antônio, Terezinha, Clarice, Maria e de Dr. Femando Bullos, um conceituado médico, renomado profissional na cidade de Salvador, onde mantém sua Clínica Cardiológica, sendo o indicador do nome da atual Rua Barão do Rio Branco — antes, 4ª Travessa da Av. Getúlio Vargas; Francisco Caribé, construtor da Galeria Caribé, lembrando que tal construção fez desaparecer uma via de acesso denominada “Beco do Mijo”, que comunicava a Rua Sales Barbosa com a Rua Direita; António Carneiro; Leovigildo Silva, um armazém
Casa da Louça de Hermógenes Santana
, posteriormente, “Café São Paulo”; Loja de Ferragens, de Avelino e Filinto Cerqueira; Hermógenes Santana - Casa da Louça. Em frente à Casa da Louça: Álvaro Rubem e sua irmã Miquinha; Luiz Azevedo; Ideval Alves, que esquinava com o conhecidíssimo “Beco da Esteira - Rua Olímpio Vital -; em frente, Álvaro Suarez Hermida; Padaria do Sr. Dudu, que fabricava bolachas saborosas - a Juracy de coco e a Juarez do milho; João Pires. A loja do progressista e diligente João Pires.
Retomando à Praça da Bandeira, Albertino Ramos; Sr. Alfredo; Gilberto Costa; Alfaiataria de Nô; Helvécio Santos; Guilherme Azevedo; Farmácia de J.  Carvalho; consultório de Dr. Renato Santos Silva, um dos médicos que mais marcou presença no município, porque tinha vasto conhecimento do ramo, era caridoso, prestava assistência aos necessitados, inclusive fornecendo-lhes medicamentos, trabalhava em prol das instituições de caridade, principalmente quando aos domingos saía de porta em porta pedindo donativos para a Santa Casa de Misericórdia, um verdadeiro ser humano; Armando Oliveira, esposo da inesquecível Professora Edelvira de Oliveira, a quem dedico uma etema gratidão, pois muito contribuiu à minha educação.
Vizinho a João Pires, pela Rua Direita, o Sueto - bar, restaurante e sorveteria; Marinho Santos & Cia. Ltda.  esta a mais importante do comércio feirense. Ditava normas aos demais estabclecimentos, pois se suas portas fechassem os outros também se fechavam. Sr. João Marinho era o chefe supremo da organização, super-respeitado, comandante nato. Tinha como sócio principal o Sr. Hermínio Santos, este, no anonimato, muitos favores prestou às famílias carentes; adiante, o consultório médico do Dr. Wilson da Costa Falcão, um dos mais corretos polí


25 de março, em
restauração, capiteneado
por seu presidente o
Santanopolitano
Carlos Brito 
ticos da nossa Feira, sincero, honesto, benemérito, jamais será esquecido; ressalto que graças ao seu prestígio, fui eleito Vereador do município; Capela de São Vicente, que ao ser demolida transformou-se na “Sapataria Imperatriz”, propriedade do dedicado batalhador, digno, honesto e carismático José Alexandrino Souza, um dos grandes baluartes que a Feira de Santana possui; Hotel Universal; além do tradicional e marcante Cinema Santana.
Do outro lado do Cinema Santana: o prédio da Filarmônica Vitória, o do Montepio dos Artistas Feirenses; o da Filarmônica 25 de Março; consultório de Dr. Augusto Freitas, médico humanitário e competente. 
Transcrito da revista "História e Estórias dos Séculos XIX e XX (Escritas a cinquenta mãos).

Edição Especial do Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana - 2015 p. 140, 141

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60